Eu Maior que integra as sete linhas do tempo vividas por Aleksandro Barbosa (alcunha - profissão):
1. Brasília - Biólogo marinho e atleta;
2. Doutor - Médico e piloto de avião;
3. Piloto - Músico, professor de Artes e piloto de avião;
4. Boss - Analista de sistemas e especialista em redes de computadores;
5. Professor - Professor universitário e gestor educacional;
6. Youtube - Empresário na Internet e comunicador digital;
7. Poeta - Escritor, roteirista, diretor e produtor de filmes.
Nota: As linhas do tempo estão listadas segundo a ordem de desdobramento, considerando apenas um desdobramento por linha, sempre na linha ascendente do tempo (com exceção da linha 7), sem considerar os possíveis desdobramentos das linhas anteriores.
A primeira divisão ocorreu na opção entre o curso de Biologia, que posteriormente foi transferido para Biologia Marinha, gerando a linha do tempo 1, e o curso de Medicina, que gerou a linha do tempo 2.
A segunda divisão ocorreu na opção entre concluir o curso de Medicina (2) e abandonar o curso para estudar música, que gerou a linha do tempo 3.
A terceira divisão ocorreu quando, ao concluir o curso de Educação Artística, houve a opção entre trabalhar com música e ser professor de Artes (3) e me dedicar ao estudo de programação e ao trabalho com informática, gerando a linha do tempo 4.
A quarta divisão ocorreu quando, após anos de trabalho com informática e o início do trabalho como instrutor de redes de computadores, houve a opção entre continuar a carreira na área (4) e me dedicar à educação, área que tinha conhecido e me encantado durante a faculdade de Educação Artística, gerando a linha do tempo 5.
A quinta divisão ocorreu quando, após anos de trabalho como professor e gestor escolar, houve a opção entre continuar a trabalhar como funcionário em escolas e faculdades (5) e criar meus próprios cursos na Internet, gerando a linha do tempo 6.
A sexta divisão é diferente das cinco primeiras, pois não houve, de fato, uma situação específica em que uma opção levou a uma mudança em minha linha do tempo. Ocorreram vários momentos de minha vida em que eu poderia ter optado por me dedicar profissionalmente à escrita, ao teatro e/ou à produção de vídeos. Dessa forma, a linha de tempo 7, diferentemente das anteriores, não tem uma sequência definida, que pode ser traçada desde meu nascimento. Ao contrário, são várias linhas de tempo potenciais, resultantes de opções que poderiam ter sido tomadas em vários pontos de minha vida, inclusive momentos futuros. Assim, não existe um personagem específico da linha 7, mas várias configurações possíveis de escolhas que, potencialmente, levam ao Poeta.
As histórias de vida em cada linha do tempo estão descritas brevemente na página “Sobre o Autor”, e serão ampliadas na medida em que o Aleksandro Barbosa de cada linha do tempo escrever um texto no blog e/ou laçar um vídeo no canal correspondente do YouTube e for necessário ou interessante apresentar novos aspectos de sua vida.
Assim, eu sou, ao mesmo tempo, um indivíduo real, que está vivendo na linha do tempo 6, e um personagem, que chamo de “Eu Maior”, resultado da integração consciente das sete linhas do tempo citadas acima.
Numa realidade em que o multiverso é uma possibilidade concreta, Nébadon é o mundo em que vivemos, nosso universo local. Tudo o que conhecemos está contido nele, nosso belo planeta, o Sistema Solar, a Via Láctea e todas as demais galáxias, enfim tudo aquilo que conseguimos observar e conhecer. Pode ser que, algum dia, possamos comprovar a existência de outros universos e, quem sabe, até visitá-los, mas, atualmente, Nébadon é a única realidade que podemos comprovar.
As múltiplas possibilidades de linhas do tempo pessoais podem ser constatadas facilmente, analisando as situações em que, se tivéssemos feito outras opções, nossas vidas teriam sido bem diferentes. A maioria das pessoas tem várias situações desse tipo em sua história, além de muitas outras que mudariam sua vida de formas menos intensas.
Parece óbvio que existe apenas uma linha do tempo real para cada pessoa. A hipótese de que o universo realmente se divida a cada vez que fazemos uma opção que mude a direção de nossas vidas, apesar de ser teoricamente interessante, é algo difícil de se conceber, pois se isso realmente acontecesse haveria um número quase infinito de universos paralelos. Dessa forma, em princípio, podemos considerar que, para cada pessoa, a opção por um ou outro caminho é definitiva e direciona sua vida em um sentido único.
Em relação à linha do tempo global, o problema é um pouco mais complexo. Como engloba as linhas do tempo de todas as pessoas, ela certamente tem mudanças constantes, na medida em que cada um dos bilhões de seres humanos vivos toma uma decisão que altera o rumo de sua própria vida. Isso, entretanto, parece não alterar o fluxo geral, que permanece na mesma direção e sentido mesmo com as inúmeras alterações nas linhas do tempo pessoais. É claro que alterações na vida de pessoas que, de alguma forma, têm participação importante na história, influenciam a linha de tempo global com mais intensidade. Mas isso não significa que, caso uma pessoa como o Hitler, por exemplo, não tivesse desistido da pintura e ingressado na política, alguma outra pessoa não tivesse assumido um papel semelhante, de condutor da nação alemã rumo ao nazismo, de forma coerente com o “zeitgeist”, o espírito do tempo.
Nesse sentido, é muito difícil haver uma grande mudança na linha do tempo global devido à mudanças em linhas do tempo individuais. Talvez a única exceção a isso seja Jesus. Por outro lado, se um número significativo de pessoas fizerem opções coerentes entre si, que convirjam para o mesmo ponto, provavelmente as alterações em suas linhas do tempo pessoais, que isoladamente não afetariam a linha do tempo global, se somariam, produzindo uma alteração efetiva no rumo da história.
Uma instigante história sobre o tempo. Andrew Harlan é um “eterno”, uma das pessoas que viajam pelo tempo, fazendo pequenas modificações para alterar a história e garantir que a humanidade siga um rumo controlado e livre de problemas. Quando ele se apaixona por Noÿs Lambent, uma “tempista” (que habita na linha do tempo “normal”), passa a questionar tudo aquilo em que acreditava, iniciando uma cruzada que pode por em risco a vida de ambos e o próprio controle do tempo.
Uma instigante história sobre o tempo. Andrew Harlan é um “eterno”, uma das pessoas que viajam pelo tempo, fazendo pequenas modificações para alterar a história e garantir que a humanidade siga um rumo controlado e livre de problemas. Quando ele se apaixona por Noÿs Lambent, uma “tempista” (que habita na linha do tempo “normal”), passa a questionar tudo aquilo em que acreditava, iniciando uma cruzada que pode por em risco a vida de ambos e o próprio controle do tempo.
A leitura é parte fundamental de minha vida desde criança. Amo ler e, de fato, sou um leitor inveterado. O blog deste site tem uma categoria “Sugestões de Leitura”, com resenhas dos livros que leio. Aqui neste espaço deixo alguns destaques, com o link para a compra do livro na Amazon.
Eu comprei o Kindle devido a uma necessidade específica. Eu queria ler o livro “Natural born learners: our incredible capacity to learn and how we can harness it”, de Alex Beard. Encontrei duas opções, ambas na Amazon: o livro físico e o livro digital para o Kindle. Como o livro digital era bem mais barato e tinha a possibilidade de ver a tradução das palavras que eu não conhecesse, entendi que valia a pena comprar o aparelho, mesmo o valor total ficando bem mais caro que o livro físico.
Foi um ótimo investimento! O aparelho é bem leve, prático e possibilita uma leitura muito agradável, praticamente idêntica a um livro físico. Além disso, o Kindle não é um livro digital, é uma verdadeira biblioteca ambulante, que permite o acesso à milhares de livros.
Mas eu me encantei mesmo quando conheci o Kindle Unlimited, que oferece mais de 1 milhão de títulos (livros, revistas, mangás, HQ’s etc.), pelo menos 40 mil em português. Após um mês de testes, mantive a assinatura (R$19,90 por mês) e aumentei MUITO minha média de leitura. Como não existe a necessidade de comprar os livros, tenho lido no mínimo um livro por semana desde que adquiri o plano e cheguei a ler três livros em uma semana. Para quem lê pelo menos dois livros por semana vale muito a pena! E não é necessário nem mesmo possuir um Kindle, os livros podem ser acessados por um aplicativo, disponível para celular e computador.
contato@cronicasdenebadon.com.br
Valinhos (SP)
Todos os direitos reservados.